Antes da chegada de primeiros europeus à região, no século XVI, a mesma era habitada por índios carijós. As primeiras povoações permanentes de Novo Hamburgo datam do século XVIII, quando Portugueses, sendo maioritariamente imigrantes açorianos se instalaram na parte noroeste da cidade. Em 25 de Julho de 1824, os imigrantes alemães começaram a chegar à Colônia de São Leopoldo e logo desenvolveram uma próspera sociedade rural na região do Vale dos Sinos. Pouco depois, começaram a aparecer pequenos núcleos urbanos nas colônias. Um deles ficava na área de Hamburger Berg (que hoje é o bairro Hamburgo Velho), a partir de onde se originou a Novo Hamburgo atual.
Algumas datas importantes:
- 1869: aquisição do primeiro harmônio, da Alemanha.
- 1895: a comunidade adquire os três sinos de Bochum, Alemanha, que ainda hoje estão em uso. Inicia a construção da torre da igreja, com o construtor Fritz Aichinger.
- 1898: conclusão da torre e instalação dos sinos.
- 1909: instalação do relógio da torre, construído por Carlos Kirchhoff, de Porto Alegre.
- 1926: inauguração do templo atual, anexo à torre já existente, projeto de Ernst Seubert.
- 1936: aquisição do órgão construído por J. Edmundo Bohn, Hamburgo Velho.
Década de 1910
A Comunidade Evangélica Três Reis Magos foi criada em 06 de Janeiro de 1832. Em 1833 foi inaugurado o primeiro templo, em estilo enxaimel, segundo Leopoldo Petry, pela família Libório Mentz, a primeira família assentada em Hamburgo Velho. Esse templo serviu, também, para a escola. No ano de 1845, ela foi demolida e tornou-se necessária a construção de uma nova e mais ampla igreja que comportasse o número sempre crescente de fiéis, o pastor era Johann Peter Haesbert. A inauguração do novo templo ocorreu no dia dos “três reis”, em 1846. A comissão construtora foi formada por João Pedro Schmitt, Henrique Müller e Jacó Schmitt.
Em 1895, a igreja ganhou sua torre, encimada por três sinos importados da Alemanha. Porém, em 1923, a comunidade decidiu pela demolição da antiga igreja e construção do novo templo, inaugurado no ano seguinte, e que se mantém altivo no alto das sua escadaria até hoje.
- 1951: comunidade adquiriu área contígua à igreja, onde construirá o Centro Evangélico – para administração, reuniões e festas da comunidade, da Ordem Auxiliadora de Senhoras (OASE) e das escolas; bem como a casa do pastor.
- 1954: é construída a casa do pastor, na área citada. O arquiteto foi Wilfried Eicke e a empresa construtora, Dietschi, Travi & Cia.
- 1957: construção do Centro Comunitário, pela empresa Dietschi, Travi & Cia.
O presidente da comunidade evangélica de Hamburgo Velho, nessa década de 1950, foi o empresário Guilherme Becker.
Arquivo novohamburgo.org/site/nossa-cidade/historia/album-de-fotos/
História dos Imigrantes Alemães, e sua chegada a Hamburgo Velho - www.mluther.org.br/imigracao/imigracao_i.htm
Fotos da Igreja
Década de 1910
Endereço: Rua Júlio Kunz 65, Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul 93510-220, Brasil
E-mail: ieclb.hv@ceclhv.org.br
Telefone: (51) 3527 3273