Lucas 21.5-19
Ciclo do Tempo Comum
P. William Felipe Zacarias
Amados irmãos, amadas irmãs,
você já sofreu decepções? Você já se sentiu frustrado com mestres, governos, familiares? Isso é bem difícil, não é? Mas agora, outra pergunta: onde você tem edificado a sua vida? Na rocha ou na areia?
O fundamento da sua vida definirá se sobrará pedra sobre pedra. Onde está a segurança última da sua vida? Onde a casa da sua vida está edificada?
O ser humano busca constantemente por segurança. Queremos nos sentir protegidos, seguros, estabilizados. Em meio ao caos, buscamos um refúgio. Na ausência de lideranças, buscamos referências a serem seguidas. Segurança! O que queremos é segurança. Então, Jesus aparece e não deixa pedra sobre pedra do templo sagrado das seguranças humanas. Ele destrói tudo! A lista de Jesus é o retrato realista do que é a humanidade após Gênesis 3 – o pecado, a separação de Deus: morte, morte e morte! Tanto que em já em Gênesis 4, Caim matou Abel – e ainda hoje Caim mata Abel. Onde está a segurança da sua vida?
1 SEGURANÇA EM FABRICAÇÕES HUMANAS (v. 5-6)
Algumas pessoas olham o Templo de Jerusalém e admiram a sua estrutura e a sua beleza. Então, Jesus responde que não ficará ali pedra sobre pedra! O problema não é o templo em si, mas o coração humano que coloca sua segurança mais nas fabricações humanas do que em Deus. Muitos judeus pensavam que apenas pela existência do Templo em Jerusalém eles seriam protegidos do mal. Hoje talvez diríamos que eles faziam um uso supersticioso do Templo, transformando-o de um lugar de adoração em um amuleto.
Hoje, o ser humano continua colocando a sua confiança nas fabricações humanas mais do que em Deus. Inclusive, para muitos pregadores, a inspiração não é mais o Espírito Santo através da oração; agora, a inspiração é o ChatGPT – a Inteligência Artificial. Muitas pessoas desistiram de pensar nas respostas às suas perguntas. Digitar no ChatGPT é muito mais rápido e fácil. Sem contar que todos os nossos dados estão na nuvem. Vidas inteiras estão depositadas em servidores espalhados pelo mundo. Em 2021, o filósofo Luiz Felipe Pondé disse no Fórum da Liberdade em Porto Alegre/RS:
O que eu acredito é que provavelmente um dia nós vamos acordar, e você vai descobrir que você aceita que a inteligência artificial sabe mais sobre você do que você mesmo. E Santo Agostinho costumava dizer isso sobre Deus; nós dizemos isso agora sobre a inteligência artificial.
Jesus, porém, nos ensina que colocar nossa segurança em fabricações humanas não é uma decisão sábia. Pode não sobrar pedra sobre pedra. E o que sobrará da sua vida?
2 SEGURANÇA EM FALSOS MESTRES (v. 8)
Outras pessoas buscam a segurança das suas vidas nos sábios ou mestres deste mundo. Eles apontam caminhos fáceis. Eles prometem organizar o caos. Eles prometem uma vida de sucesso. Anunciam a si mesmos como salvadores. E você pode encontrá-los em vários lugares na internet. Muitos deles, inclusive, agem em nome de Deus – e muita gente acha que só por causa disso, são de confiança. Porém, Jesus disse: “— Nem todo o que me diz: “Senhor, Senhor!” entrará no Reino dos Céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus” (Mateus 7.21). E no texto que ouvimos, Jesus diz “Não os sigais” (Lucas 21.8).
A internet está lotada de discursos motivacionais. Mas a Palavra de Deus não é pílula motivacional pra fazer você se sentir bem – embora haja quem use a Bíblia assim. Se a Bíblia fosse apenas uma pílula motivacional, ela seria um livro pobre. Não! A Bíblia é a Palavra de Deus. A Bíblia fala da perdição do ser humano e que a salvação está somente em Cristo. Ela não aponta para o bem-estar nesta vida (como faz a sabedoria do mundo), mas aponta para o Reino dos Céus. Diante da sabedoria de tantos falsos mestres (areia), busque e conheça a sabedoria da Palavra de Deus (rocha).
3 SEGURANÇA NA HUMANIDADE (v. 9-11)
Geralmente nos referimos aos termos “humano” e “humanidade” como sinônimos de “bondade”, “sensibilidade”, “empatia” – o que é um idealismo, algo fora da realidade. Esse idealismo leva muitas pessoas a colocarem toda a sua segurança na humanidade. Embora estejamos em um processo civilizatório onde a humanidade aos poucos aprende sobre autocontrole (Norbert Elias), os impulsos de raiva, ódio e inveja continuam humanos.
Jesus fala de guerras, revoluções e nações contra nações: a humanidade não é fonte de segurança. O ser humano é mutável e imprevisível. Hoje pensa de um jeito, fala de um jeito, age de um jeito; amanhã poderá pensar, falar e agir de outro. Pessoas decepcionam! Nós cremos que a humanidade está caída por causa do pecado e que é necessitada da reconciliação com Deus. Não há segurança nenhuma no idealismo da “humanidade” bondosa e sensível. O Reino de Deus não é um projeto de construção humana, mas um presente doado pela graça divina. O Reino de Deus não se constrói; se recebe! É no Reino de Deus que deve estar a nossa segurança.
4 SEGURANÇA EM GOVERNOS (v. 12-13)
Quando Lucas escreveu o evangelho, o Imperador Romano era adorado como Senhor e havia leis que determinavam que o Imperador fosse adorado como um deus. Nesse contexto, os cristãos confessam publicamente que Jesus é o Senhor – e isso era crime! Diante da perseguição do Império Romano, Jesus diz que as prisões dos cristãos seriam testemunhos do Evangelho. A palavra testemunho aqui também significa martírio – morrer pela causa! Os cristãos deveriam estar tão seguros em Cristo que as suas mortes por Cristo também seria um testemunho de Cristo.
Muitas pessoas hoje colocam toda a segurança da sua vida em seus “políticos de estimação”. Ao invés de serem cobrados por aqueles que os elegeram, são adorados quase como deuses na terra. A polarização é uma maldição. No caos, quem levanta a voz prometendo ordem, ganha ouvidos! Na ausência de lideranças efetivas, qualquer um que se levanta prometendo segurança, tem audiência.
Jesus não deixou pedra sobre pedra na segurança do ser humano em governos – sejam quais forem! Governos mudam. Governos são instáveis. Governos servem aos seus próprios interesses. É tolice colocar a segurança última da sua vida em governos. Governantes não são messias salvadores. Cuidado!
5 SEGURANÇA EM LAÇOS FAMILIARES (v. 16-17)
Esta talvez seja a ferida que mais dói: quando o golpe não vem de fora (fabricações humanas, falsos mestres, humanidade ou governos), mas de dentro do próprio ninho – de dentro da própria casa! A dor mais forte é quando a confiança é quebrada dentro da própria família. O rompimento dos laços familiares é brutal.
A família é importante. A confiança dentro da família é importante. Mas Jesus faz o alerta: familiares também são humanos; portanto, são suscetíveis a falhas. E você deve saber disso e estar preparado para elas. Também aqui sua segurança última deve estar em Deus e no Reino de Deus. E se a sua família já te decepcionou, se alguém da tua família já te decepcionou, vá aos braços do Senhor e receba o abraço daquele que não te decepciona.
Amados irmãos, amadas irmãs
O fundamento da sua vida definirá se sobrará pedra sobre pedra. Onde está a segurança última da sua vida? Onde a casa da sua vida está edificada? Jesus disse: “Assentai, pois, em vosso coração de não vos preocupardes com o que haveis de responder [às autoridades que vos questionam], porque eu vos darei boca e sabedoria a que não poderão resistir, nem contradizer todos quantos se vos opuserem” (Lucas 21.14-15). Na hora do aperto, quem vai te socorrer não é o conhecimento e a sabedoria deste mundo, mas a sabedoria do alto e o conhecimento da Palavra de Deus. Jesus disse também: “não se perderá um só fio de cabelo da vossa cabeça” (Lucas 21.18). Jesus é a rocha na qual deve estar edificada a sua vida, a sua família, os seus projetos, os seus sonhos. Ele é o firme fundamento que jamais será abalado. O que for edificado nele não será derrubado.
“E na vossa perseverança que ganhareis a vossa alma” (Lucas 21.19). Perseverança em meio ao caos do mundo. Ter paciência nas circunstâncias difíceis. Mesmo com o mundo em ruínas, devemos esperar com paciência no Senhor. Persevere! Continue firme na rocha. Seja qual for o problema, seja qual for a confiança que foi rompida, seja qual for a segurança que foi abalada, persevere no Senhor e não nas respostas deste mundo. Firma a tua vida em Cristo Jesus! Fixe seus olhos nos Céus.
Quero terminar citando o mais famoso hino de Lutero:
Deus é Castelo Forte e bom, defesa e armamento.
Se a morte eu sofrer, se os bens eu perder:
que tudo se vá! Jesus conosco está.
Seu Reino é nossa herança!
E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os nossos corações e as nossas mentes em Cristo Jesus. Amém.