2 Timóteo 1.1-14
Ciclo do Tempo Comum
P. William Felipe Zacarias
Amados irmãos, amadas irmãs,
não importa a sua idade: Deus tem um chamado para a sua vida. A Palavra de Deus está cheia de pessoas que foram chamadas a participar ativamente da missão de Deus. Você também é chamado por Deus a colaborar no Reino de Deus – não por causa das suas qualidades, méritos ou pontos positivos, mas por causa da sua infinita graça. Como você tem vivido o chamado de Deus na sua vida?
Jovem, Deus te chamou no Batismo: tenha ânimo e coragem para guardar e viver o Evangelho; Pessoa Adulta, Deus te chamou no Batismo: tenha ânimo e coragem para guardar e viver o Evangelho; Pessoa Idosa, Deus te chamou no Batismo: tenha ânimo e coragem para guardar e viver o Evangelho.
1 O CHAMADO DE DEUS
Paulo é o apóstolo de Cristo. Esse título não foi dado por ele mesmo. Não foi Paulo quem escolheu a sua missão. Não foi Paulo quem escolheu a jornada da sua vida. Não foi Paulo quem escolheu seguir a Cristo. Ao contrário, Paulo foi chamado, escolhido e capacitado por Deus. Paulo é apóstolo não por sua própria vontade, mas pela vontade de Deus.
Ele não precisa provar nada a ninguém. Paulo não precisa provar que é bom. Paulo não precisa provar que é capaz. Paulo não precisa provar que consegue. Paulo não precisa da aprovação de ninguém. Deus o escolheu não por causa das suas aptidões, mas por sua infinita graça. Deus não chamou Paulo porque ele merecia ser chamado. Ele era um dos menos merecedores – perseguidor de cristãos! Deus chamou Paulo porque a sua graça transforma vidas e realidades que aos olhos humanos são impossíveis de serem transformadas.
Jovens, adultos, idosos: vocês não precisam provar nada a ninguém. Constantemente, somos desafiados a demonstrar que somos capazes, que somos fortes, que somos bons em algo. Na escola e entre amigos, jovens precisam provar o tempo todo que merecem fazer parte de um grupo – e, muitas vezes, sacrificam o seu verdadeiro eu para se encaixar. E se pra fazer parte do grupo é normal praticar o bullying contra outros colegas, eles também fazem, afinal de contas, querem fazer parte de algo. Adultos precisam se provar o tempo todo em sua profissão, mostrando que são bons o suficiente para nunca serem demitidos. Idosos precisam se provar o tempo todo para demonstrarem que ainda são úteis e para não correrem o risco de serem descartados. Vivemos constantemente sob pressão: Under Pressure, conforme a música de David Bowie e Queen: “Pressão, pressionando a mim, pressionando a você, quem pediu por isso?’” Sob a pressão de pertencer a um grupo e sob a pressão de desejar afeto e pertencimento, lembre-se: Deus chamou você no seu batismo – nada vai mudar o amor de Deus por você. Tenha coragem de dizer isso a si mesmo: sou chamado por Deus e amado não por meus méritos, mas por sua graça.
2 TIMÓTEO: UM JOVEM FIEL AO EVANGELHO
E então, nós encontramos um jovem fiel ao Evangelho. Seu nome é Timóteo, o terceiro evangélico da família. Tudo começou com sua avó, Loide, e, depois, com sua mãe, Eunice. Desde criança, Timóteo ouviu do Evangelho de Jesus – mesmo que seu pai fosse descrente. Paulo, o apóstolo de Cristo, conheceu Timóteo quando este ainda era jovem (cf. Atos 16.1-5). Esse encontro foi o início de uma amizade que durará até o fim de suas vidas – uma amizade que nasceu através de um ponto em comum entre ambos: o Evangelho.
Boas amizades surgem quando jovens mantém em comum entre si a Palavra de Deus, quando lembram do seu batismo, do seu chamado, e tem ânimo e coragem em guardar o Evangelho em seus corações e de viver o Evangelho em suas vidas – ainda que isso faça perder amizades ou signifique deixar de pertencer a certos grupos.
A Segunda Carta a Timóteo é a última carta escrita por Paulo, o apóstolo de Cristo. Ele está preso em Roma. Timóteo, seu amigo, está em Éfeso. A carta possui um tom de despedida. Nero era um imperador implacável contra os cristãos. Paulo já sente que será condenado à morte. Ele diz: “Quanto a mim, estou sendo já oferecido por libação, e o tempo da minha partida é chegado. Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé. Já agora a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, reto juiz, me dará naquele Dia; e não somente a mim, mas também a todos quantos amam a sua vinda” (2 Timóteo 4.6-8).
Por isso, da prisão, Paulo ora por Timóteo com mãos erguidas em sinal de bênção (cf. 2 Timóteo 1.3, 6), recordando o quanto seu amigo é fiel ao Evangelho (cf. 2 Timóteo 1.4-5) e pedindo que Timóteo o visite o quanto antes (cf. 2 Timóteo 1.4b). Não sabemos se esse encontro chegou a conhecer. O que sabemos é que Paulo estava alegre por saber da fidelidade do jovem Timóteo ao Evangelho de Jesus.
As amizades são provadas nas adversidades. Sabemos mais facilmente sobre quem realmente tá com a gente quando a coisa aperta. Seus amigos são amigos de verdade? Eles trocariam tudo por você? Eles te ajudariam caso você precisasse deles? Ou só gostam de você enquanto você tem algo a oferecer? Jovem, Deus te chamou. Tenha ânimo e coragem de buscar amizades que vivam o Evangelho de Jesus.
3 GUARDAR O BOM DEPÓSITO
Da prisão, Paulo recomenda que seu amigo Timóteo se mantenha firme na fé – mesmo na situação em que Paulo se encontra. Paulo está encarcerado – não por seus deméritos, mas por causa do Evangelho. Isso não é uma vergonha, mas testemunho da graça de Deus. Sofrer pela causa do Evangelho não é uma desonra, mas uma honra. Paulo, pai na fé de Timóteo, está ensinando essa preciosa lição ao seu filho na fé. Timóteo foi chamado por Deus. Timóteo precisa ter ânimo e coragem para guardar e viver o Evangelho, mesmo diante das dificuldades.
Paulo diz: “Guarda o bom depósito, mediante o Espírito Santo que habita em nós” (2 Timóteo 2.14). O Evangelho deve ser conhecido e guardado no coração. E essa tarefa nós não realizamos sozinhos: o Espírito Santo guarda o Evangelho em nossos corações. Como está o seu depósito? Em qual prateleira da sua vida está a Palavra de Deus? Ou será que o depósito está cheio de tralhas, menos de Cristo?
O depósito da Palavra de Deus é o nosso socorro quando precisamos de ajuda, pois sabemos onde encontrar socorro e auxílio. Ter um depósito da Palavra de Deus nos ajuda quando enfrentamos o luto, o medo, o bullying, problemas familiares, problemas financeiros, correrias, doenças etc. Timóteo é elogiado por Paulo por guardar um bom depósito da Palavra de Deus em sua vida. E isso só se consegue com a Bíblia na cabeça e Jesus no coração. Como está o seu depósito? O que tem ocupado a sua cabeça? O que tem ocupado o seu coração?
Jovem, Deus te chamou no Batismo: tenha ânimo e coragem para guardar e viver o Evangelho; Pessoa Adulta, Deus te chamou no Batismo: tenha ânimo e coragem para guardar e viver o Evangelho; Pessoa Idosa, Deus te chamou no Batismo: tenha ânimo e coragem para guardar e viver o Evangelho.
Não fixe a sua vida naquilo que os outros pensam ou falam de você. Para Deus, você não precisa provar nada. Ele te ama e te chamou para servir em seu Reino. Seja fiel ao Evangelho, mesmo que isso signifique fazer sacrifícios como perder amizades. Guarde o bom depósito, dando lugar à Palavra de Deus em sua vida. Isso não será fácil – mas valerá a pena. Combata o bom combate. Complete a carreira. Guarde a fé. E, de graça, receberás a coroa da justiça. Vale a pena seguir a Jesus. Vale a pena viver o Evangelho. Vale a pena lembrar do nosso chamado. Vale a pena ser de Jesus. Aceite hoje esse desafio e descubra o quanto você é precioso para Deus.
Ânimo. Coragem. Você não está sozinho. Estamos com você. Amém.