Marcos 4.30-32
Ciclo do Tempo Comum
P. William Felipe Zacarias
Amados irmãos, amadas irmãs,
a Primavera traz novas cores, novos cheiros, novos sabores. É essa época tão bonita em que o passarinhos começam a cantar quando já é madrugada, em que as flores da laranjeira soltam seu cheio no ar, em que os ipês amarelos brotam deixando tudo ainda mais bonito. O cenário é completamente transformado na Primavera. Em poemas medievais, monges goliardos já escreveram:
Eis o rosto
da tão desejada primavera,
que faz retornar a alegria:
flores violáceas
nascem nos prados,
e o sol a tudo clareia.
Dissolvem-se as tristezas!
Regressa o verão,
enquanto se afasta a rigidez do inverno.
Agora se desfazem e diminuem
o gelo, a palidez, e todos os rigores;[1]
De fato, a Primavera é essa época de grande transformação. Contudo, como haverá florescimento se não houver o plantio? Como haverá flores se não houver sementes? Como haverá cores se não houver o cuidado para com a planta? Por isso, convido a passarmos por três pontos importantes na pregação desta manhã:
1 AS PEQUENAS SEMENTES SÃO AS MÃES DA PRIMAVERA
A semente não faz nada enquanto não for semeada. Enquanto a semente não for oculta no mistério da terra não poderá florescer e mostrar suas cores, sua beleza e seus odores ao mundo. Para crescer em direção aos céus, primeiro é preciso baixar à terra. Em um dos seus textos, Martinho Lutero se coloca no lugar da semente ao ver que está sendo baixada à terra. Ela certamente ficaria desesperada, diz ele. Contudo, será um consolo à semente saber que só assim ela poderá liberar todo o seu potencial e renascer como uma bela planta.
Muitas vezes a nossa vida está na mesmice. Não apresenta nenhuma novidade. Relacionamentos caem na rotina. Tudo se torna monótono, frio e nublado – como um grande inverno. Para florescerem coisas novas, é preciso primeiro plantar novas sementes. Só assim o colorido poderá brotar de formas diferentes e variadas; só assim um novo colorido dos céus poderá aparecer na nossa vida, família e comunidade. Precisamos lançar as sementes na esperança de colhê-las – na esperança de que a Palavra de Deus não volta vazia. Isso nos leva ao próximo ponto:
2 O JARDIM INTERIOR
Quando plantada em um bom solo, a semente passa por uma grande transformação interna que ela mesma não consegue controlar. Inicia, no interior da semente, uma ação tão poderosa e tão forte que a própria semente não consegue segurar ou resistir ao florescimento. É a força da vida que pulsa dentro da semente. E, por incrível que pareça, descobrimos que a planta inteira já está dentro da pequena semente. Ela não terá outro caminho senão brotar (mostrar vídeo do florescimento do girassol).
Da mesma forma, não podemos resistir ao amor de Deus. Quando a semente é semeada, a transformação é inevitável; quando Deus trabalha em nosso interior, a renovação não poderá ser segurada: vai acontecer! É uma mudança que começa de dentro para fora. É a força do Evangelho que faz a vida pulsar novamente dentro de nós pelo agir do Espírito Santo.
Essa Primavera começa do lado de dentro, no coração, e só é possível através da insistência, no esforço, no cuidado e na dedicação. Belos jardins revelam bons jardineiros. Seja o jardineiro do seu coração. Assim diz Provérbios 4.23: “De tudo o que se deve guardar, guarde bem o seu coração, porque dele procedem as fontes da vida”. Como você tem cuidado do jardim do seu coração? Ou seja: Com o que você tem alimentado a sua mente? O que você plantar, isso você irá colher! Se você só plantar em seu interior notícias ruins, o que você colherá? Se você só plantar em seu interior mágoas e ressentimentos, o que você colherá? Se você só plantar em seu coração tristeza e rancor, o que você colherá? Se você só plantar em seu coração coisas ruins que vê no celular todos os dias, o que você colherá? Se você plantar em seu coração tudo de ruim que passa na televisão, o que você colherá?
Certamente haverá muito mato, muito inço se você não cuidar do jardim do seu coração. Então, cuide. Plante a Palavra de Deus – estude-a com foco e disciplina. Plante uma vida de oração. Plante tempos de silêncio com Deus. Plante tempo de comunhão em família. Plante tempo de vida em Comunidade. Plante as sementes vindas dos céus para crescer algo em sua vida na terra. Plante, irmão e irmã. Plante. Retire o mato. Retire o inço. Corta fora o que não faz crescer em você o amor pelo Reino de Deus e sua justiça. Tira fora. Lança fora, para bem longe. E isso nos leva ao nosso último ponto:
3 OS FRUTOS
As folhas, as flores e os frutos não virão se você não cuidar do seu jardim interior. Ou seja: a mudança interna causa uma mudança externa. Só a partir da mudança no jardim do coração é que poderá haver o florescimento de novas coisas em nossas vidas, novos frutos que dão um novo sabor à vida e que compartilham da generosidade de Deus com os demais que estão ao nosso redor.
Sua vida tem dado frutos para o Reino de Deus? Quais são os frutos da sua vida? Se sua vida tivesse um sabor, qual seria? Amargo? Salgado? Ou doce? Saboroso? A mudança interna causa uma mudança interna. Nós somos as sementes que, quando descobrem o solo e o seu lugar, não são capazes de resistir à ação de florescer e frutificar para o Reino de Deus. É, realmente, como Jesus disse: “vida e vida em abundância” (João 10.10). É uma nova vida em Cristo Jesus.
Aqui também há um segredo: fixar na luz do sol. Eu trouxe aqui um girassol porque é realmente uma flor bastante bonita e simbólica. O girassol tem esse nome porque, obviamente, sempre olha para o sol. O girassol busca constantemente a luz do sol para fazer fotossíntese e sobreviver. Da mesma forma, a pessoa cristã tem sempre seus olhos fixos em Jesus, a luz do mundo. É de Jesus que vem a fonte da nossa vida de fé. É de Jesus que vem a força que ajuda a seguir na caminhada mesmo quando dificuldades aparecem. É de Jesus que o cristão recebe a sua salvação. E, ao olhar para Jesus, a pessoa cristã fala de Jesus, vive Jesus, demonstra Jesus e dá frutos para que outras pessoas conheçam Jesus e o amor de Deus.
Amados irmãos, amadas irmãs,
a Primavera chegou. Permita-se o florescimento interior para uma nova vida exterior. Permita que o Espírito Santo cause uma transformação em sua vida. Cuide do jardim do seu coração, pois dele provém toda a sua vida. Cuide com o que você coloca para dentro da sua mente – e corte o que traz destruição.
Como os girassóis olham sempre para o sol, olhe sempre para Jesus. Jesus é a sua fonte de vida – e vida em abundância. Jesus é a sua fonte de Salvação. Jesus é a sua fonte de esperança. E que a Primavera do Reino de Deus também venha às nossas vidas, trazendo um novo interior, novas cores e novos frutos.
E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os nossos corações e as nossas mentes, em Cristo Jesus. Amém.
[1] Carmina Burana: Canções de Beuern. 2. ed. Rio de Janeiro: Ibis Libris, p. 53.